Émile Durkheim nasceu no dia 15 de abril de 1858 em Épinal uma cidade situada no nordeste da França, capital do departamento de Vosges, na região Lorena; a cidade é atravessada pelo rio Mosela. Descendente de uma família judia. Iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para Alemanha. Ainda moço decidiu não seguir o caminho dos familiares levando, pelo contrário, uma vida bastante secular.
Em sua obra, por exemplo, explicava os fenômenos religiosos a partir de fatores sociais e não divinos. Tal fato não o afastou, no entanto, da comunidade judaica. Muitos de seus colaboradores, entre eles seu sobrinho Marcel Mauss formaram um grupo que ficou conhecido como escola sociológica francesa.
Entrou na École Normale Supérieure em 1879 juntamente com Jean Jaurès e Henri Bergson. Durante estes estudos teve contatos com as obras de August Comte e Herbert Spencer que o influenciaram significativamente na tentativa de buscar a cientificidade no estudo das humanidades. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social, As regras do método sociológico, O suicídio, Formas elementares da vida religiosa, Educação e sociologia, Sociologia e filosofia.
Émile Durkheim está entre os principais precursores da sociologia. Suas idéias são de grande valia para a compreensão da realidade do mundo social. Durkheim foi quem mais se destacou por ter oferecido à sociologia um método de investigação apropriado e inequívoco. A sociologia durkheimiana tornou-se, assim, uma disciplina autônoma, caracterizada por seu forte rigor científico e metodológico.
A mesma preocupação, de criar uma ciência autônoma com base empírica do real, foi perseguida por Max Weber ao longo de sua vida intelectual. A obra de Weber é marcada pela análise teórica e empírica dos fatos econômicos, históricos e culturais, em como pelo seu compromisso em “fazer ciência”, sem cair em pressupostos valorativos ou em “concepções de mundo”.
Em alguns casos, a opção pelo ecletismo e a sua visão particular sobre o papel da ciência significou entrar em choque frontal contra teses acadêmicas prevalecentes em sua época. Além de ter elaborado trabalhos em diversas áreas do conhecimento suas idéias a respeito da epistemologia e do papel da metodologia foram fundamentais para o desenvolvimento das ciências sociais. Seus escritos geraram uma vertente metodológica (interpretativismo) e inspiraram várias correntes do pensamento sociológico do século XX.
Frases de Emile Durkheim
O papel do Estado, com efeito, não é exprimir, resumir o pensamento irrefletido da multidão, mas sobrepor, a esse pensamento irrefletido, um pensamento mais meditado e, por força, diferente. É, e deve ser foco de representações novas, originais, as quais devem por a sociedade em condições de conduzir-se com maior inteligência que quando é simplesmente movida dos sentimentos obscuros, a agir dentro dela (Emile Durkheim).
A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto (Emile Durkheim).
A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza (Emile Durkheim).
Nosso mal-estar político decorre, pois, da mesma causa do nosso mal-estar social: a ausência de quadros secundários intercalados entre o indivíduo e o estado (Emile Durkheim).
As regras do método estão para a ciência assim como as regras do direito e dos costumes estão para a conduta (Emile Durkheim).
Suas Principais obras:
Da divisão do trabalho social, 1893;
Regras do método sociológico, 1895;
A Lei do Come e Mata, 1896;
As humanidades
Sociedade e trabalho, 1907;
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