quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Caminho para o Tao


O Tao de que se pode falar não será o Tao eterno.
Se pudermos dar-lhe um nome, não será o Tao eterno.
Aquele que não tem nome é a origem do céu e da terra;
Aquele que tem nome é a mãe de todas as coisas.
Assim, quando estamos sem desejo podemos observar indescritíveis maravilhas;
Quando estamos demasiado ávidos, não vemos mais que vestígios.
Ambos provêm da mesma fonte,
Mas trazem nome diferente.
Ambos são chamados Misteriosos.
O mistério do Misterioso é a porta que dá acesso às maravilhas indescritíveis.

2 – O CONHECIMENTO DIALÉTICO

Se o mundo concorda sobre a beleza, é porque existe a feiura.
Se todos concordam sobre o bem, é porque existe o mal.
O “ser” e o “não ser” nascem um do outro;
O difícil e o fácil são complementares;
O longo e o baixo nascem por comparação;
O alto e o baixo são interdependentes;
O som e o silêncio estão em mútua harmonia;
O anterior e o posterior são correlativos.
É por isso que o Sábio entrega-se ao Não-agir, e ensina silenciosamente.
As coisas inumeráveis são feitas sem a menor palavra.
A Natureza dá nascimento, mas nada possui.
Ela age, mas não exige nenhuma submissão.
Ela tem mérito, mas não o reclama.
O fato de que ela nada pretende a torna indispensável.

3 – O GOVERNO DO SÁBIO

Não exaltar os homens de valor impede as pessoas de rivalizar;
Não ambicionar coisas raras impede as pessoas de roubar;
Não exibir o que possa ser desejável evita profanar o coração das pessoas.
É por isso que o Sábio dirige sua vida esvaziando seu coração, reforçando seu estômago,
Suavizando suas ambições, reforçando seus ossos.
Fazei sempre de modo que as pessoas não tenham conhecimento nem desejo;
Fazei de modo que os intelectuais não ousem interferir.
Que haja não ação e nada ficará fora da ordem.

4 – O VAZIO INESGOTÁVEL

O Tao é um vazio, mas, quando dele se faz uso, não se esgota jamais.
Ele é tão profundo que parece ser a fonte de todas as coisas.
Embota o que é agudo, resolve os problemas;
Torna difuso o brilho que ofusca, unifica o mundo;
Que profundidade! Parece que há aí qualquer coisa.
Não sei de onde ele saiu.
Dir-se-ia que sua existência é anterior à do Ancestral.

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